Resolvi escrever sobre um tema, que de fato, me deixou um tanto "chocada", nessa chuvosa manhã de domingo. O desenho animado Pica-Pau, claro que você conhece hãn?! Poucos são aqueles que não assistiram na infância, quase ninguém na verdade, afinal é um desenho que passa até os dias de hoje, no entanto algo ainda passa um pouco despercebido. Pesquisando um pouco da história descobri que o personagem foi criado por Walter Lantz no ano de 1940, como surgiu esse pica-pau irritante? Segundo fontes seguras na lua-de-mel de Walter Lantz um passáro da espécie pica-pau passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que haviam alugado, não deixando que o casal dormisse, quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau havia feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite. De lá pra cá o personagem passou por diversas mudanças no visual. Porem nunca deixando de transmitir sua mensagem de "louco".
Mas vamos ao que me deixou indignada. Estava assistindo essa manhã por acaso esse desenho animado fiquei surpresa com o tanto de violência, o pica-pau tem o seu "inimigo" o Urubu que faz de tudo para acabar com o personagem central, o mesmo usa diversas armas, de canhão até arma de fogo. Neste episódio são diversas armas de fogo usando um contra o outro. Então surge a questão... é correto deixar com que as crianças vejam esse tipo de "desenho"? É um dever dos pais não permitir, ou um erro do criador?
Fato é que hoje em dia muitas crianças se inspiram em seus personagens preferidos, você pode ver uma criança vestida de super-homem fingindo voar e achar bonito, ou ver uma criança com uma arma de brinquedo, que não é difícil de encontrar, fingindo imitar o pica-pau e não achar bonito. Mas como você vai mostrar a uma criança que é errado ela fazer o que faz o pica-pau, afinal, tanto o pica-pau quanto o super-homem são personagens de desenho animado, não são?!!
Desenhos desse tipo são apenas "maquiados", pois, por trás dele é como se existisse um filme de ação, sangrento e violento emitindo todo mau que uma criança, sem dúvida um dia pode captar.
Se você tem criança em casa, é hora de ficar alerta em tudo que passa na sua TV, afinal, não são apenas as novelas ou filmes má influencia para crianças, tem muito sinistro metido a anjo levando o mau até da sua casa.
4 comentários:
Concordo com vc. Não só o pica-pau, mas tb o Tom e Jerry, o papa-léguas são desenhos nos quais o personagem perverso sempre leva vantagem. É um mau exemplo e uma inspiração demoniaca para as crianças. Não é de espantar que no mundo impere a maldade e a desonestidade...
Adorei teu blog. Peço que visite o meu tb (www.equilibrioperfeito.com) Beijos!
Foi uma grande coincidência, mas hj comentei justamente sobre esses tipos de desenhos com meus alunos e quando entro em casa ao pesquisar o assunto, achei teu blog!!!
Sim, é algo que eu passa despercebido, mas ao mesmo tempo fica guardado em nossas mentes. Não só esse tipo de detalhe como a violencia, mas coisas muito mais profundas. Aconselho assistir o documentário Tiros em Columbine, é muito interessante e trata disso em alguns momentos.
Adorei a nova cara do blog!!
Eu assisti Pica Pau, Tom e Jerry e todo tipo de desenho "violento" na minha infância e nem por isso eu virei um marginal e nem sou violento, quem se deixa influenciar por essa coisas são pessoas de cabeça fraca. Más influencias são desculpas, cada um sabe muito bem o que é certo e errado!
Postar um comentário